quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Eles Escaparam!

"Os ninivitas ressurgirão no juízo com esta geração, e a condenarão, porque se arrependeram com a pregação de Jonas. E eis que está aqui quem é mais do que Jonas" (Mateus 12.41)

O que o arrependimento realmente significa? Podemos descobrir a resposta observando o comportamento dos habitantes de Nínive.

Quando o profeta Jonas entrou na cidade anunciando: "Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida" (Jonas 3.4), eles não reuniram um comitê para examinar a questão e fazer recomendações. Eles não enviaram uma delegação para investigar se Jonas realmente havia estado no ventre do grande peixe por três dias. Nem começaram a estudar seus escritos a fim de comparar a mensagem de Jonas com suas práticas religiosas. Eles simplesmente arrependeram-se!

Eles creram em Deus, mas não de maneira que os homens modernos crêem. Hoje em dia, as pessoas confessam da boca para fora sua crença em Deus, mas agem como se suas declarações não significassem nada para elas mesmas.

A população de Nínive agiu de forma completamente diferente! Eles levaram as advertências de Deus muito a sério. A cidade iria ser devastada por causa do mal daquele povo. Eles tinham afrontado o Criador, portanto não estavam em condições de barganhar com Deus. A única coisa que podiam fazer era humilharem-se. E foi justamente o que fizeram. Eles instituíram um jejum: todos, do rei até o mais pobre mendigo, do mais velho ao mais novo, humilharam-se. Eles clamaram fortemente a Deus e se converteram de seus maus caminhos. Eles imploraram a misericórdia de Deus quando reconheceram que mereciam Sua condenação.

Talvez consideremos a atitude daquele povo estranha ou antiquada; mas uma coisa é certa: os ninivitas escaparam do julgamento de Deus. A salvação da eterna condenação está disponível hoje para todos os que se arrependem de seus pecados e voltam-se para o Senhor com fé genuína.

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você