quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Peru: para sobreviventes, Terremoto parecia "Juízo Final"

Ricardo Becerra, de 30 anos, segurança de um posto de gasolina de Miraflores, distrito de classe média alta de Lima, descreveu para o Estado os momentos mais agudos do terremoto de 8 graus na escala Richter que abalou o Peru na quarta-feira. "A sensação de quase todas as pessoas era a de que o mundo ia mesmo acabar", disse. "Aqui, estamos acostumados com pequenos tremores, mas esse não parecia um tremor comum. Quando ocorre um abalo mais forte, normalmente as pessoas vão para a rua e esperam que o sismo passe. O de quarta-feira parecia que não passaria nunca e todas as pessoas na Avenida Benavides ajoelharam-se no chão e rezaram porque acreditavam que havia chegado o Juízo Final".

O tremor, o mais forte no Peru em mais de três décadas, foi sentido por 2 minutos - abalos menores fazem a terra tremer por alguns segundos. A brutal energia liberada pelo deslocamento da placa geológica de Nazca causou descargas elétricas no Oceano Pacífico, o que assustou ainda mais a população da capital. "A noite estava clara e vi a Lua tremendo de um jeito tão forte que parecia que ela ia explodir. Os postes da avenida balançavam como se quisessem dançar um samba brasileiro, a luz acabou de repente e, do lado do oceano, relâmpagos faziam a noite virar dia. Nas ruas, todos gritavam e rezavam acreditando que o fim do mundo finalmente havia chegado", descreveu Becerra.

Os peruanos de Lima estão traumatizados e assustados. A terra voltou a tremer na capital peruana por pelo menos três vezes ontem, fenômenos que o Instituto Geofísico Peruano (IGP) qualifica de réplicas do terremoto de quarta-feira. De acordo com o organismo, mais de 500 réplicas foram registradas em todo o território do país desde o abalo principal.
"Porque se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares" (Mateus 24.7). "E haverá em vários lugares grandes terremotos, e fomes e pestilências; haverá também coisas espantosas, e grandes sinais do céu" (Lucas 21.11)
Bem sabemos que tudo isto, conforme a Palavra de Deus, convém acontecer, como o próprio Jesus disse: "olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim" (Mateus 24.6). Portanto, amigos e irmãos, não ignorem a promessa do Senhor dizendo: "Onde está a promessa da sua vinda? porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação" (II Pedro 3.4). Mas fiel é o Senhor para cumprir com s Sua palavra pois "passará o céu e a terra, mas as Minhas palavras jamais passarão" (Mateus 24.35).
"Estai vós apercebidos também; porque o Filho do homem há de vir à hora em que não penseis" e Ele levará aqueles que estiverem andando conforme a Sua Palavra.

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você